O Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), iniciou esta semana a chamada de trabalhos para o 6º Simpósio Internacional de Ciberjornalismo. O evento ocorrerá entre os dias 1 e 3 de junho, no auditório do Bloco MultiUso da universidade, em Campo Grande (MS).

Esta edição terá a participação do pesquisador e professor da Universidade da Beira Interior (UBI), de Portugal, João Canavilhas. Canavilhas é uma das principais referências na pesquisa na área do jornalismo em redes digitais. O tema desse ano é “Performance em ciberjornalismo: tecnologia, inovação e eficiência”.

Participam também diversos pesquisadores brasileiros no 3º Seminário Inter-Grupos de Pesquisa, com a participação de membros da Rede de Pesquisa Aplicada Jornalismo e Tecnologias Digitais (Rede JorTec), além do professor Eduardo Pellanda, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com pós-doutoramento no MIT.

Os grupos de trabalho compreendem os temas: cibercultura e mídia; rotinas produtivas em tempo de convergência; estudos de ciberjornalismo e mídias sociais; interatividade, novas narrativas e convergência; jornalismo e mídias móveis; e ensino de ciberjornalismo. O período de inscrições de trabalhos para o congresso será realizado até 31 de março, por meio do site do Ciberjor UFMS (http://www.ciberjor.ufms.br/ciberjor6).