Sabe-se que, por mais de uma década, as organizações jornalísticas têm se confrontado com a diminuição do consumo dos produtos e as tendências demonstrar que essas dificuldades podem piorar. Uma prova disso é que os usuários da faixa etária de 18 a 47 anos não têm o mesmo interesse pelas notícias como as gerações anteriores.

Essa é a constatação dos estudos da Pew Research que os consumidores de notícias da geração X (33-47 anos) e os Millennials (18-31 anos), que passam menos tempo que os mais velhos nessa fase, mostraram poucos indicativos que se tornariam consumidores ativos de notícias (heavier news).

A pesquisa mostra que 58% da faixa etária de 48 a 84 anos são usuários consomem muitas notícias enquanto 45% da geração X e 29% dos usuários de 18 a 31 anos. Essa diferença tem sido aparente nos estudos por muitos anos. As empresas jornalísticas vêem o consumo nos dispositivos móveis para o futuro. Entretanto, os dados sugerem que as expectativas devem ser modestas em relação à reconquista dos usuários/ audiências que a mídia sempre teve.

Para acesso à pesquisa completa (em inglês), clique aqui.