A Agência Independente de Jornalismo Investigativo, ou Agência Pública, lança o projeto Reportagem Pública, depois de duas edições de bolsas para a elaboração de quatro reportagens investigativas. A intenção agora é distribuir 10 bolsas para jornalistas que proponham a investigação de temas como: Copa do Mundo, violência policial, corrupção e direitos humanos.

O projeto busca valorizar a atuação do repórter e a luta pela informação de interesse público com qualidade e sem censura, contribuindo para a atuação de uma imprensa “livre, transparente e democrática”. Após o apoio na apuração, a Agência Pública se compromete a publicar a reportagem em sites e jornais do Brasil.

O investimento colaborativo (ou crowdfunding) acontece pelo site Catarse, com valores que vão de R$ 20 a R$ 2.000 reais e com os colaboradores obtendo “gratificações” diferenciadas. De qualquer forma, todos participam ao menos do conselho editorial, que votam nas pautas a serem realizadas. O projeto pretende criar um site onde serão detalhadas e escolhidas as 10 matérias produzidas.

Agência Pública no Catarse

Envie sua pauta

As sugestões de pauta devem ser enviadas pelo formulário, no qual o jornalista explica a proposta da reportagem. Haverá uma seleção prévia pela Agência e depois uma votação com os colaboradores. As dúvidas serão sanadas pelo telefone (11) 3661-3887 ou pelo e-mail: contato.publica@gmail.com