Começa hoje, 4 de junho, a programação do 22º Encontro Anual da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós), que em 2013 é realizado na Faculdade de Comunicação da UFBA. Além do seminário internacional “Estudos Culturais no Tempo Futuro”, com o Prof. Dr. Lawrence Grossberg (University of North Carolina – EUA), a Compós 2013 conta com a apresentação de diversos artigos, distribuídos em 15 Grupos de Trabalhos (GTs).

Dois membros do Grupo de Jornalismo On-line participam diretamente de dois diferentes GTs. O doutorando Allysson Viana apresenta, no GT Comunicação e Cultura, o artigo “De volta ao passado nos dez anos de 11/9: tessitura da memória em uma nova ecologia das mídias”, baseado na sua dissertação de Mestrado defendida no PósCom, sob orientação do prof. Marcos Palacios. E a profa. Tattiana Teixeira (UFSC), colaboradora externa do GJOL, coordena o GT Estudos de Jornalismo.

O GT Estudos de Jornalismo, inclusive, reúne três diferentes trabalhos relacionados à área mais específica do ciberjornalismo. Ronaldo Henn apresenta o artigo “Apontamentos sobre o ciberacontecimento: o caso Amanda Tood”; Marcelo Träsel fala sobre “Jornalismo guiado por dados: relações da cultura hacker com a cultura jornalística”; e Gabriela Zago e Marco Toledo abordam o “Jornalismo como sistema de alerta: integração entre mídia social e impressa na tragédia de Santa Maria”.

No âmbito do ciberespaço, destaque também para o GT Comunicação e Cibercultura, que busca discutir o papel das Tecnologias de Comunicação e Informação (TICs) em interface com os problemas da comunicação sob diversas perspectivas. Esse GT contará com transmissão direta.

Além dos GTs e do Seminário, haverá o Lançamento de Livros a partir das 18h do dia 5 junho. Nessa noite, a profa. Graciela Natasohn, pesquisadora colaboradora do GJOL, lança o livro “Jornalismo de Revista em Redes Digitais”, editado pela EDUFBA.

Maiores informações podem ser acessadas no site do 22º Compós.