A Universidade de Stanford costuma convidar, a cada verão, estudantes de todas as partes dos Estados Unidos para trazer soluções inovadoras para computadores, numa forma de premiar todo ano as melhores ideias.

A equipe vencedora deste ano, trouxe o protótipo de aplicativo para tablet touchscreen voltado a pessoas com deficiência visual. De acordo com estudante de graduação da Universidade do Estado de New Mexico, Adam Duran, trata-se de um aplicativo instalado no tablet com reconhecimento de caracteres para transformar páginas em Braille em texto legível, a partir da câmera embutida no dispositivo.

O mesmo aplicativo também traz um teclado com oito botões, sendo que, ao pressionar seis deles, permite com que qualquer pessoa com deficiência visual possa digitar uma letra em braille. O problema do contato com a tela lisa do tablet também levou aos criadores em pensar numa forma de orientação para o usuário assim que ele tocar os dedos sobre a tela: uma voz robótica auxilia o cego a encaixar corretamente sobre os botões e sobre o menu.

É possível encontrar em breve o aplicativo nas lojas de aplicativo da Apple e Android, assim que a equipe resolver pendências técnicas e jurídicas.