Em versão bilingue (Espanhol/Português), o Projecto Livros LABCOM da Universidade da Beira Interior (Portugal) publicou e disponibilizou para livre acesso na Web uma coletânea de ensaios sobre Comunicação e Persuasão, com especial destaque para as áreas de Publicidade, Marketing e Relações Públicas.

A coletânea centra-se na questão: “Que práticas de comunicação estratégica decorrem da emergência dos novos contextos sociais, culturais, estéticos e éticos decorrentes da contemporaneidade?”
A obra se intitula ‘Partilhar saberes/Saberes para compartir” e mereceria um subtítulo que melhor explicitasse o conteúdos dos ensaios.
Abaixo os dados fornecidos pelos autores.

Título: Partilhar Saberes/Saberes para Compartir (Volume 2/Volumen 2)
Autor(es): Eduardo J.M. Camilo & FCO. Javier Gómez Tarín (Eds.)
ISBN: 978-989-654-055-5
Sinopse
“Editada em versão bilingue (Castelhano/Português), insere-se no projecto co-universitário, ‘Saberes para Compartir/Partilhar Saberes’, do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Jaume I, de Castellón, Espanha, e do Departamento de Comunicação e Artes da Universidade da Beira Interior de Covilhã, Portugal.
Apresentam-se – muito sinteticamente – as temáticas integrantes desta obra.
O ensaio de Francisco Javier Gómez Tarín (Universidade Jaume I) incide sobre as configurações subjacentes ao filme de cinema e publicitário.

O artigo de Cristina González Oñate (Universidade Jaume I) reporta-se ao fenómeno do branding corporativo, com especial destaque para o que configura as estratégias de comunicação das estações de televisão em Espanha.
Eduardo Camilo (Universidade da Beira Interior) propõe um modelo que contribua para a sistematização dos fenómenos da narratividade publicitária.
Annamaria Palacios (Universidade Federal da Bahia) ensaia o estatuto do ‘não dito’ relativamente às abordagens da velhice na publicidade portuguesa.
Raquel Cabral (Doutoranda da Universidade Jaume I) disserta sobre as modificações que afectam ou afectarão as práticas de relações públicas.
A reflexão de Célia Berreto (Doutoranda da Universidade da Beira Interior) incide sobre as transformações ocorridas na publicidade inserida em ambiente hipermediático.
Herlander Elias (Universidade da Beira Interior) propõe-se descrever algumas das práticas mais actuais da publicidade relacionadas com a apropriação do espaço publico.”
marcos palacios