Neste 1º de setembro, o Jornal do Brasil inicia a sua fase 100% digital. Como um dos destaques, a edição de hoje traz artigo do presidente Lula.
Há muita discussão sobre esta guinada total ao digital do JB, e para saber melhor sobre o que a empresa lista como estratégia vale ler este documento.
De acordo com o Comunique-se, um protesto contra o fim da edição impressa do JB ocorreu ontem no Rio (dia da publicação da última edição em papel) e reuniu aproximadamente 200 jornalistas, entre eles alguns ex-funcionários do jornal.
Pelo que é reportado pelo Comunique-se, “um passivo de R$800 milhões, em dívidas trabalhistas e fiscais”, fez com que a direção do JB “optasse por manter apenas a edição online”. “A empresa de Nelson Tanure, dona do Jornal do Brasil, alega que o modelo de negócio do papel era insustentável econômica e ecologicamente”.
Também é interessante ler o artigo do jornalista de O Globo, Joaquim Ferreira dos Santos, reproduzido no Observatório da Imprensa: “Desce a última página do Jornal do Brasil“.

Vamos acompanhar.

Suzana Barbosa