Deu no Af, de AutoFoco, do Prof. José Afonso Jr. (UFPE):
“Serviço muito interessante em tempos de copia e cola generalizado, de gente que se apropria das imagens e do calote descarado. Válido para os fotógrafos que desejam sabem quem, como e onde as suas imagens estão sendo empregadas e, ainda, se estão ou foram modificadas.
TinEye é uma ferramenta online, roda no próprio browser, sem plugins, sem nada de adicional. Faz uma busca pela semelhança visual entre imagens em um banco de dados gigantesco. Nada de palavras-chave, metadados, nome de arquivos… Seu uso é simples.
1 – Carregue a sua foto, faça um upload simples ou indique a url de onde a imagem está na web.
2 – O site procura, dá a resposta e os links onde estão a imagem que você procurou.
O sistema funciona procurando arquivos semelhantes ao que foi carregado, fazendo amostragens de pixels da imagem. Ao encontrar similitudes, amplia o grau da amostra até conferir se a imagem bate com a que foi carregada. Engenharia reversa muito interessante para se armar contra o uso não autorizado de imagens.
A ferramenta está sendo usada por um monte de “gente grande” como AFP, Associated Press, Adobe, Istockphoto. Já disponibiliza no site plug-ins para firefox e google chrome.
Testamos e funciona! Sério candidato a mão-na-roda do ano! Aproveitem enquanto o uso é gratuito.”

marcos palacios