Do Blog Notes de Giuseppe Granieri vem a indicação da publicação do Relatório Gartner’s Hype Cycle Special Report for 2009, que avalia a maturidade de 1659 tendências tecnológicas. O relatório deste ano inclui avaliação de tendências de cloud computing, data center power e tecnologias de mobilidade, virtualização, entre outras.
A imagem acima (que ilustra o chamado Hype-Cycle das tecnologias), retirada do Relatório, mostra, em escala temporal, as tecnologias em ascenção, as que estão no pico das expectativas, no descenso pós-pico e aquelas entrando no plateau. Vemos, por exemplo, leitores de e-books e cloud computing no mais alto pico de expectativas, enquanto blogs corporativos encaminham-se para atingir o grau de maturidade que corresponde ao nivelamento e continuidade no plateau de produtividade.
Uma síntese do relatório pode ser lida aqui .
O documento integral é de acesso pago. E caro.
Na postagem do Granieri há indicações de comentários já feitos ao Relatório.
Uma explicação básica do funcionamento do Hype-Cycle (em inglês) pode ser lida nesta postagem de Hutch Carpenter.
No Virtual World News, Mark Raskino, um dos autores do Report, fala do trabalho em um vídeo de 4 minutos, explicando porque o mundo dos negócios deve pagar o alto preço que eles pedem por cada uma das partes do Relatório….

marcos palacios