Para quem é ligado em fotojornalismo, o New York Times lançou Lens, um blog que promete ser uma referência quente e passar a habitar os favoritos, rss, delicious de muito fotógrafo ou interessado em fotografia.
A idéia do blog, que levou mais de um ano em desenvolvimento, é ser um “showcase” dos projetos pessoais dos fotógrafos do jornal. Ou seja, o que está no blog não necessariamente está ligado a uma pauta ou cobertura do times. Fora isso, agrega também imagens publicadas no impresso, a agência de fotos do jornal, material em vídeo e imagens que podem ser utilizadas sem custos, as conhecidas “royalts-free”.
As referências deste formato – imagens em tela-cheia, organização temática, conteúdo fotográfico convergido com áudio-visual, e ineditismo do material – remetem diretamente a dois experimentos: o Big Picture, do Boston Globe e o Magnum in Motion, da celebrada agência Magnum. O Big Picture foi pioneiro em imagens de tela-cheia, o Magnum in Motion em retrabalhar e reenpacotar conteúdos, por vezes históricos, com narração dos fotógrafos, música e uma estruturação mais atrelada à técnicas de narrativa.

Em tempos de convergência digital, essa tem sido uma saída, ou um achado: reorganizar material, gerando novas formas, remediatizando o processo para alcançar novos eixos de audiência ou visibilidade.

Uma inovação do Lens é a interface, feita em Adobe Flash. A navegação é feita através de deslizamentos acionados por setas. Simples, intuitivo e funcional.

Obrigatório.

Essa dica foi dada por Afonso Jr. do excelente blog AF, de AutoFoco

Paulo Munhoz