O número mais recente de Lumina, a revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora, traz um texto de Christa Berger e Frederico de Mello Tavares no qual os autores se propõem a (re)pensar o jornalismo através das contribuições espanholas à sua teorização.
“O ensaio busca mapear a trajetória e algumas tendências sobre o estudo do jornalismo a partir de contribuições presentes na literatura espanhola sobre o tema. Realiza-se um percurso que situa historicamente publicações da chamada “Periodística”, elencando aspectos interessantes para se pensar uma “virada crítica” sobre os estudos da mesma. Neste viés, focaliza-se a noção de “gênero jornalístico”, observando dentro da teoria jornalística o caráter “manualista” dos textos que a abordam tanto no jornalismo cotidiano, quanto no jornalismo especializado. Com base neste contexto e apoiados na noção de “giro lingüístico”, aponta-se para a necessidade de se repensar as teorias e a prática jornalística a partir de uma outra relação com a realidade, bem como a compreensão do lugar do jornalismo na mesma”.
Infografia jornalística, Mídia e Segurança Pública, fronteiras do jornalismo e aspectos do telejornalismo no Brasil são alguns dos assuntos tratados em outros artigos e ensaios da Lumina mais recente.

marcos palacios