Uma das grandes vantagens, repetidas à exaustão por usuários dos Macs, sempre foi a imunidade do sistema Apple aos vírus que assolam os PCs do comum dos mortais. O comercial de TV reproduzido abaixo explora justamente essa imensa vantagem.

Pois para surpresa geral a Apple passou a recomendar que os usuários Mac usem não um mas “múltiplos utilitários anti-vírus, de maneira a fazer com que os programadores de vírus tenham mais de um aplicativo para vencer”. Na loja da Apple três anti-vírus para Mac estão à venda: Norton, Intego e McAfee.
A notícia circulou na Cnet News, que diz que a Apple “silenciosamente mudou de posição” quanto à imunidade de seu sistema. O diretor de pesquisa da segurança da McAfee, Dave Marcus, comentou que a Apple estava reagindo às realidades do mercado, uma vez que usuários de Macs estão descobrindo que seus equipamentos não estão imunes à ação de Cavalos de Tróia (trojans)e outros programas maliciosos criados para roubo de dados em computadores:
-A Apple está se dando conta de que os vírus (malware) atualmente têm como alvo dados e dados valiosos existem tanto em uma plataforma OS de um Mac quanto na plaforma OS de um sistema Windows”, afirmou Marcus.
Será o fim de uma era?
Seja como for, as maiores portas de entradas para Cavalos de Tróia continuam a ser o Microsoft Office e o Internet Explorer. Quem confirma é o mesmo Dave Marcus da McAfee.

marcos palacios