Uma reforma que poderá acabar com os Editores de seções e estabelecer uma nova rotina de produção, com os repórteres alimentando diretamente as páginas, foi anunciada em um memorando interno da rede de jornais Express, que inclui o Daily Express e Sunday Express, na Grã Bretanha.
E atenção: não estamos falando de edição online, mas dos veículos impressos.
A notícia foi divulgada pelo Guardian. A nova rotina de produção implicará na dispensa de cerca de 80 Editores. Os repórteres passarão a escrever suas matérias diretamente nos templates. Em seguida os textos serão revisados por uma equipe de 26 copidesques e advogados, divididos em dois grupos (Notícias e Esportes), que darão forma final ao textos, alterando-os quando necessário. A programação visual das páginas continuará a ser definida por designers/diagramadores, através do sistema de publicação em funcionamento nos jornais.
O memorando explica que as mudanças são necessárias pois “as perdas de receitas significam cortes inevitáveis para assegurar nossa sobrevivência a longo prazo”.
A empresa está em negociação com a central sindical de jornalistas na Grã-Bretanha, para evitar protestos com introdução das mudanças.
Mais detalhes.

marcos palacios