Carlos Castilho, em seu blog no Observatório da Imprensa, argumenta que o debate sobre a obrigatoriedade do diploma para jornalistas perdeu foco e que as questões fundamentais estão sendo ignoradas nas discussões.
“Vou logo dizendo que não sou contra e nem a favor a obrigatoriedade de diploma simplesmente porque acho que o debateperdeu foco. Os defensores da obrigatorieade parecem mais preocupados em defender uma exclusividade do que em investigar porque a imprensa está em crise, porque o desemprego tornou-se endêmico nas redações e porque as faculdades de jornalismo não conseguem propor alternativas”.
“As questões centrais hoje são o desenvolvimento de um novo modelo de negócios para a imprensa, o novo relacionamento dos jornalistas com o público e o novo papel das faculdades. São questões que afetam diretamente a sobrevivência da categoria, mas são também decisivas para toda a sociedade, que mais do que nunca, depende das informações produzidas pelos jornalistas, profissionais ou não.”

marcos palacios