Para discutir questões operacionais do projeto “Convergencia digital en los medios de comunicación“, estiveram reunidos 17 pesquisadores de diferentes universidades espanholas, na sexta-feira 19/09, na Faculdade de Ciências da Informação da Universidade Complutense de Madri. Durante todo o dia, foram discutidos aspectos relacionados à metodologia que será empregada na observação das redações e definidos os direcionamentos do projeto que já segue em sua sexta reunião desde seu início, em outubro de 2006.
Coordenado por Ramón Salaverría, o projeto financiado pelo Ministério de Educação e Ciência da Espanha congrega 24 pesquisadores de 12 universidades e tem por objetivo estudar as características, processos e consequências da convergência nos meios de comunicação na Espanha. A pesquisa se concentra especificamente em quatro aspectos da convergência: as tecnologias, os conteúdos, os meios e as empresas.
Para Salaverría, a multimidialidade, tão importante nos cibermeios, está fortemente condicionada a uma redação capaz de gerar conteúdos textuais e audiovisuais, “Por eso, disponer de una redacción multimedia es muy conveniente para los medios de internet. Sin embargo, para alcanzar esa capacidad de producción multimedia no es imprescindible la fusión de redacciones preexistentes. También puede conseguirse potenciando la capacidad de producción periodística de las redacciones digitales. El problema es que estas redacciones siguen estando infradotadas y, por motivos esencialmente de reducción de costes y no tanto de mejora de la calidad, las empresas periodísticas prefieren reunir sus salas de redacción y eliminar puestos de trabajo. En esos casos, la supuesta convergencia de redacciones se convierte en realidad en una simple coartada empresarial para la reducción de costes de producción“.
O blog do projeto, Infotendencias, disponibiliza mais informações e material relacionado ao tema de estudo, atualizado em conjunto pelos pesquisadores.

Beatriz Ribas