O livro Além das Redes de Colaboração, uma coletânea de textos organizada por Nelson Pretto (UFBA) e Sérgio Amadeu da Silveira (Cásper Líbero), foi publicado pela EDUFBA (Editora da Universidade Federal da Bahia) sob Licença Creative Commons (CC) e está disponível para download gratuito na Web.
O livro, que aborda diversos aspectos das redes de colaboração, diversidade cultural e tecnologias do poder, antecipa a política de livre acesso que passará a ser praticada pela EDUFBA.

Doravante, os livros publicados pela Editora da UFBA serão colocados online para livre aceso e download, seis meses após a publicação em papel. Algumas coleções – envolvendo Manuais e Livros Textos – terão lançamento simultâneo em papel e na Web, com livre acesso. Além disso, os autores de qualquer livro publicado pela Editora poderão também optar pelo lançamento simultâneo, abrindo mão dos seis meses de defasagem entre a publicação e a disponibilização na Rede. Títulos já publicados anteriormente poderão ser dispnibilizados na Web, caso seus autores autorizem essa forma de veiculação.
A iniciativa da Editora é pioneira e inaugura uma nova fase na política de livre acesso à produção científica e acadêmica na Universidade Federal da Bahia, colocando-a em uma posição de ponta nesse particular no cenário brasileiro e em consonância com avanços que vêm ocorrendo no panorama internacional.
Um repositório acadêmico, voltado para a disponibilização de Teses, Dissertações, Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs), Relatórios de Pesquisa, etc, além da plena viabilização auto-publicação por parte dos pesquisadores, está em implantação na UFBA.
marcos palacios