George Orwell, escritor britânico (autor de “1984” e “A Revolução dos Bichos”(Animal Farm), dentre outras) começou a escrever um diário a 9 de Agosto de 1938. Desde então, registar no papel o quotidiano dos seus pensamentos e da sua vida passou a ser um hábito permanente.
Agora, desde o último 9 de Agosto de 2008, 70 anos depois, os seus pensamentos, curiosidades e reflexões estão disponíveis na íntegra na Net. A iniciativa parte da Orwell Prize, fundação que organiza o prémio para escrita política com o nome do escritor.
A sua “escrita mais pessoal”, a que está nos seus diários, pode ser vista diariamente no blog orwelldiaries.wordpress.com
As preocupações de Orwell vão desde curiosidades sobre plantas, animais, madeira e quantos ovos puseram as suas galinhas até às considerações (que serão publicadas a partir de Setembro) sobre a Guerra Civil de Espanha, o fascismo, o comunismo e a certeza de que haverá uma Segunda Guerra Mundial.
Os diários terminam em 1942, três anos depois do início do conflito.
Os diários de Orwell foram publicados em 20 volumes, em 1998, por Peter Davidson. Alguns dos textos políticos não publicados na altura vão fazer parte do blog.

marcos palacios