Desde o surgimento dos motores de busca, um grande problema para empresas era como descobrir uma forma de agregar em seus resultados as páginas em flash. Hoje não é apenas um problema deles e dos usuários da web, mas também das pessoas que trabalham com técnicas de SEO. O resultado da não-solução do problema é que a maioria dos sites em flash têm baixa visibilidade nos motores e dificilmente são encontrados neles.

Há algum tempo, foram desenvolvidas técnicas que contornavam o problema, sendo que essas eram de execução difícil e, como diz o blog Marketing de Busca, por vezes arriscada.

Esta semana a Adobe anunciou uma nova tecnologia que permite os motores de busca indexar conteúdos dos ficheiros e sites feitos em flash.

O Google também desenvolveu há algum tempo técnicas próprias para extrair conteúdos e links de sites em Flash, mas os resultados não são tão animadores para os especialistas.

Contudo, informa o blog, esta nova tecnologia da Adobe não vai resolver os problemas de optimização do flash, principalmente porque uma pequena parte dos conteúdos em flash são palavras. Se não existir a preocupação de catalogar corretamente os sites (uso correto de títulos, tags, etc.), pouco ajudará a mesma.

Esta tecnologia não conseguiu solucionar um problema básico das páginas em flash, que é a impossibilidade de bloggers e webmasters linkar páginas que não sejam a principal. Trata-se de uma omissão grave e que urge solução.

Alberto Marques