Com mais de 8 milhões de downloads, a versão 3.0 do navegador Firefox é (novamente) o software mais baixado em um período de 24hs. Desta vez o recorde foi estabelecido a 17 de junho data marcada para o Download Day 2008, (o número já chegava 13,621,852 às 8:50 do dia 20 de junho).

O anúncio foi feito pela fundação Mozilla e aguarda ainda validação da Guiness.
O recorde foi resultado da campanha Download Day 2008, que pretendeu durante o lançamento, no dia 17 de Junho, promover o programa e registrar o feito para o Livro Guiness. Os americanos fizeram 4 milhões de downloads, os alemães mais de 1 milhão. Brasil com 284 mil download e Argentina com 107 se destacam na América latina. Vale destacar que um país em que o Firefox parece ser especialmente popular é o Irã com mais de 480 mil downloads, marca comparável às dos paises europeus.

Quem participou da campanha pode inclusive imprimir um certificado.

Não acredita?

A nova versão traz uma série de melhoramentos ao navegador gratuito, um dos produtos mais populares do movimento de Software Livre. Produzido neste regime colaborativo de trabalho, o Firefox 3 é resultado de três anos de construção e testes, com a ajuda de milhares de voluntários em todo o mundo. Graças a este esquema já saiu traduzido em quase 50 idiomas.
O site oficial promete que a nova versão é “de duas a três vezes mais rápido que as versões anteriores e oferece mais de 15.000 melhorias, incluindo a revolucionária “Awesome Bar” (Barra de Endereços Inteligente), proteção contra malware e um enorme trabalho no código para aumentar a velocidade e a performance do navegador.”

Esta Barra de Endereços Inteligentes que refina o seu funcionamento adaptando-se às preferências do usuário, melhores meios de arquivamento e pesquisa do histórico de navegação e dos favoritos.
O desempenho está melhorado via diminuição do uso da memória do computador e na apresentação mais rápida dos layouts das páginas. Vale notar que estas melhorias não influem na velocidade de acesso às páginas, que era aumentada nas versões anteriores pelo plugin Fasterfox.

O navegador promete ainda se mais seguro contra software “malicioso” em geral e identificar os sites visitados, evitando sites clonados e outras armadilhas da web.

De modo geral a nova versão parece mais leve e rápida, e tem funcionado bem, faz falta apenas a atualização de algumas extensões e dos temas gráficos, que devem ir sendo aos poucos adaptados ao novo sistema.