No dia 27 janeiro demos uma notícia, ressalvando que parecia “até coisa de Primeiro de Abril”: circulavam informações do iminente início de funcionamento ( “nas próximas horas”) do Qtrax, um site para download gratuito e LEGAL, de mais de 25 milhões de músicas, sem limites para download. No dia seguinte já circulavam as primeiras más notícias: as gravadoras informaram que de fato “negociações estavam em andamento”, mas nenhum acordo formal estava firmado.
Resultado: o site da Qtrax, que deveria ter começado a funcionar à zero hora de segunda feira, dia 28 de janeiro, “adiou” a liberação das músicas e – até hoje – NADA. E ninguém está falando mais do assunto.
No site continua a informação de que “soon” os downloads gratuitos serão possíveis, seguido de um “obrigado por sua paciência”(thanks for you patience). Além disso, tendo anunciado um funcionamento em escala global, o site do Qtrax agora lista alguns países apenas, com a promessa de outros serão incorporados “soon“.
Alguém tem notícias mais concretas daquilo que parecia ser, finalmente, um modelo de negocios viável para a música na era digital e que de repente “congelou”?

marcos palacios