Começa a funcionar nesta terça-feira, 6, na Bahia, o Bocadopovo.com.br, site de jornalismo onde o cidadão é o produtor de notícias.
Cria das jornalistas Ana Maria Negreiros e Sandra Miranda (proprietária do veículo), o projeto dá ao usuário espaço para discutir diversos temas, falar sobre os problemas da sua cidade e do seu bairro, contar fatos, opinar, reclamar e denunciar.
O site segue o mesmo estilo do Abocadopovo.com.br, lançado no ano passado, focado no estado do Tocantins e pertencente ao mesmo grupo do Bocadopovo.com.br . O site do Tocantins já conta com mais de 600 colaboradores cadastrados, que enviam notícias diariamente e tem cerca de 90 mil acessos por mês. O grupo espera que o sucesso seja repetido na Bahia.

Envio de notícias

Para que o cidadão possa ter segurança no envio e até mesmo na produção da notícia, o Bocadopovo.com.br possui uma ferramenta nova, uma espécie de passo a passo dos elementos que devem estar no texto do colaborador. O uso desta ferramenta é opcional. Caso o usuário queira utilizá-la, ele responde por ordem as perguntas Quem?, O que?, Onde?, Quando?, Como? e Por que?, e, em seguida, clica em avançar para visualizar o texto montado. Cabe a ele, após isso, observar se ainda tem alguma mudança a fazer. Depois é só enviar.
A idéia de utilizar a técnica do lead como uma ferramenta de apoio, bem como a criação de um sistema que permite a composição do texto através dele, foram tomadas pela equipe do Bocadopovo.com.br, após a realização de um estudo no qual observou-se que os primeiros veículos no mundo, que já fazem uso desta nova modalidade de jornalismo, terem dificuldade de participação popular por causa da insegurança do internauta na hora de escrever sua notícia.
via: Jornalistas da Web

Paulo Munhoz