As informações que organizamos hoje em nossos computadores são desintergradas e não permitem que visualizemos associações entre elas. Criamos pastas com nomes que nos remetam ao tipo de conteúdo que a pasta contém. Mas essa pasta será no máximo relacionada com outras se nós colocarmos umas dentro das outras estabelecendo assim relaçôes entre os conteúdos. As informações são multidimensionais, segundo Andreas Dengel, do Google. Elas possuem as dimensões como? quem? onde? o que? por que? E o problema disso tudo é saber onde armazenar essas informações de maneira que possam ser achadas posteriosmente. Como localizar uma informação específica dentro de coleções de informações? Ou pior, como localizar informações que se correlacionem dentro dessas coleções?

A proposta do SemanticDesktop é ensinar a máquina a maneira como cada um de nós organiza as informações pessoais em nosso desktop para que ela permita um acesso “multiperspectivo” à informação. Isso quer dizer que a máquina, tendo aprendido a lógica de como você classifica suas informações e as armazena, vai fazer isso para você, seja com o que você encontra na web, ou com os e-mails que recebe, ou com os arquivos que armazena, ou associando tudo isso. Seu computador vai fazer o trabalho de classificação e organização de informações e um sistema de busca vai permitir uma rápida e eficiente recuperação do que você precisa.
Definição: “A Semantic Desktop is a device in which an individual stores all her digital informationlike documents, multimedia and messages. These are interpreted as Semantic Web resources, each is identified by a Uniform Resource Identifier (URI) and all data is accessible and queryableas RDF graph. Resources from the web can be stored and authored content can be shared with others. Ontologiesallow the user to express personal mental modelsand form the semantic glue interconnecting information and systems. Applicationsrespect this and store, read and communicate via ontologiesand Semantic Web protocols. The Semantic Desktop is an enlarged supplement to the user’s memory”. (Leo Sauermann, AnsgarBernardi, Andreas Dengel: Overview and Outlook on the Semantic Desktop. Proceedings of the 1st Workshop on The Semantic Desktop at the ISWC 2005 Conference).
Para as empresas, o SemanticDesktop parece mais interessante ainda. Vejam a “aula” de um pouco mais de 54 minutos (vale a pena) dada por Andreas Dengel, durante um workshop Google Tech Talks.

Beatriz Ribas