Saiu a 3ª edição do pequeno Guia de Estilo. Mais madura e com muitas novidades, afinal faz quase dez anos que o primeiro volume começou a ser desenhado. Desde aquela época, o jornalismo digital avançou muito no Brasil e no mundo, e o livro apostou em formatos textuais, mostrou a história do JOL e apontou caminhos para que conceitos acadêmicos fossem consolidados posteriormente.

Já existe uma definição para o jornalismo praticado na Web, há diversas nomenclaturas para denominá-lo, foram estabelecidas fases de evolução, além de previsões feitas em 1995 pela pesquisadora Nora Paul e colegas do Poynter Institute e que se tornaram polêmicas ao serem revistas em 2005, quando a autora constatou que muito pouco do que se previu não fora realizado.

Características como atualização instantânea, continuidade da noticia e cobertura em tempo real de jogos, por exemplo, foram desenvolvidas no dia-a-dia da redação do jornal digital Último Segundo, do portal iG, sob o comando de Leão Serva e Matinas Suzuki Jr. Também foi o Último Segundo o primeiro jornal digital a fazer uma parceria com a rede BBC para oferta de conteúdo.

O acordo deu inicio a outras parcerias que formam a produção do ciberspaço e fazem parte da composição noticiosa de grandes portais brasileiros. Outra iniciativa pioneira do iG no país foi o BliG, o blog do iG, sob minha coordenação. A importância dos padrões estabelecidos no Últmo Segundo na época de seu lançamento, em 1999, o colocam como precursor na criação de conceitos e normatizações da produção on-line brasileira.

Uma das modificações do guia refere-se à nomenclatura dos capítulos. Com a normatização de conceitos sobre o tema e a partir de leitura de ampla bibliografia, decidi alterar o nome do capítulo “Planejando notícias para a Web” para “A narrativa digital” por não ser a notícia o único gênero jornalístico utilzado na Web.

A produção no ciberespaço foi dividida em: a ) texto multilinear [o que Palacios chama de histórias multilineares o acesso hipertextual à informação], b) reportagem multiforme [que segundo Murray, compreende novos formatos narrativos] e c) pacote multimídia [de acordo com McAdams, reúne todos os elementos multimídia em um template em formato flash].

Serviço:
Guia de Estilo Web – Produção e Edição de Notícias On-line
Luciana Moherdaui
Editora Senac São Paulo
280 páginas
R$ 39,00

Luciana Moherdaui