O guia traz um tópico sobre os blogs, que nasceram com o conceito de registro cronológico de idéias, notícias e opiniões na rede. É o caso, por exemplo, dos blogs dos jornalistas Ricardo Noblat e do Juca Kfouri, que trabalham com o conceito de notícia, interpretação, análise e opinião. Também nos blogs é possível publicar conteúdo multimídia, como áudio, vídeo e foto.

Amplifico o conceito de pauta apresentado pela pesquisadora Carole Rich, em 1998, tendo em vista os avanços tecnológicos, o uso dos gêneros no jornalismo digital, a consolidação do usuário como produtor de conteúdo – a exemplo de portais como iG, Terra e o site Globo Online, que decidiram investir em participação colaborativa.

Pode-se afirmar que 2006 é o ano em que os portais brasileiros perceberam a importância da descentralização na produção de conteúdo – ação que se amplificou na rede por conta dos atentados em Londres, em 7 de julho de 2005, e fez com que os principais sites noticiosos aderissem ao movimento chamado open source.

Outra novidade no livro é esmiuçar os sistemas de publicação disponíveis para produção multimídia, delimitar o perfil do profissional que trabalha com produtos Web e destacar a importância dos blogs no jornalismo. Também aproveitei capítulos de minha dissertação, cujo tema é o usuário que lê notícias na rede, para delinear sua função na produção de conteúdo, o conceito de tempo, os métodos de aferição utilizados atualmente e como usar o banco de dados para mapear o usuário.

Veja resumo sumário:

Breve histórico do jornalismo digital
Linha do tempo
Fatos mais importantes
Conceito e nomenclatura
Características e fases
Promessas e realidades

A narrativa digital
Pauta
Os sistemas de publicação
O papel dos blogs
O perfil do profissional
Como editar áudio e vídeo

Dicas para produção e edição
Elementos de composição
Produção e edição

O usuário que acessa notícias
A função do usuário na produção
O conceito de tempo para o usuário
O banco de dados para mapear o usuário
A aferição da audiência

Luciana Moherdaui