Comentando uma pesquisa realizada com 435 gerentes de edição e editores-chefes de jornais locais, regionais e nacionais, realizada pelo World Editors Forum, Mindy McAdams (University of Florida) fala sobre o tipo de treinamento que jornalistas e outros profissionais que trabalham em publicações online devem receber.
Em síntese, ela afirma que identificar que tipo de treinamento é necessário, em cada caso, é parte da tarefa de quem gerencia uma publicação, já que cada redação é um caso específico. Mas ela aponta algumas linhas mestras a serem consideradas:
* Você necessita pelo menos um bom artista gráfico, em tempo integral, em sua redação. Se seu jornal não está produzindo informação gráfica original, não é de se estranhar que a circulação esteja caindo. Como você pode explicar qualquer coisa atualmente, sem gráficos?
*Você precisa de equipamento de áudio e Soundslides para seus fotógrafos . E o seu pessoal de gráficos deve saber utilizar Flash.
*Você precisa treinar seus repórteres em como fazer um vídeo e que vídeo fazer, se você os está equipando com câmeras.
*Você tem que atualizar seu patético sistema de gerenciamento de conteúdos (CMS), de maneira que seus jornalistas façam um bom e rápido trabalho e não percam horas tentando corrigir erros do sistema.
*Você precisa de treinamento, é verdade, mas nenhum treinamento do mundo vai melhorar a sua organização, se você não compreender que treinamento é necessário para seu pessoal, que tipo de pessoal você necessita e a que tipo de equipamento seu pessoal deve ter acesso. Se for o caso, contrate uma consultoria para ajudá-lo com essas questões.
Aproveito para lembrar que estão online os resultados da pesquisa realizada pela Red ICOD, constituída por um grupo internacional de especialistas, sob a coordenação do Prof. Carlos Scolari (Universitat de Vic). O trabalho discute justamente as competências profissionais de comunicadores digitais. Quem não consultou ainda não sabe o que está perdendo. O material está disponibilizado em Inglês, Espanhol, Português e Catalão.
marcos palacios
Deixe uma resposta