Depois de dez anos das primeiras publicações jornalísticas na web, um diário argentino incluiu em seu livro de estilo, normas específicas de redação para o seu site. O jornal é o La Voz del Interior, um diário da região de Córdoba, que foi redesenhado em setembro de 2006 e acaba de publicar a segunda edição do seu manual de estilo, onde dedica um capítulo inteiro às regras de escrita jornalística para web.

Existem outros manuais que podem ser citados como referência sobre o assunto, como por exemplo o AP StyleBook, da Associated Press, além de livros especificamente voltados para normas de redação para web, como o Guia de Estilo Web, da Luciana Moherdaui, e o manual clássico da revista Wired. Outro exemplo pioneiro foi o Manual de Jornalismo na Internet, criado online pelos professores Marcos Palacios e Elias Machado em 1996, que hoje continua disponível e oferece um panorama do jornalismo na web em seus primórdios, de interesse histórico.

Mais informações sobre o manual do periódico no Clarim: El primer manual de estilo para periodistas digitales tiene acento cordobés.

Via e-periodistas.

Alberto Marques