O Jornalismo Digital em Bases de Dados é o título do mais novo livro do professor Elias Machado. Entre os temas abordados estão a Base de Dados como formato, a intranet como modelo de gestão, a narrativa em Base de Dados e a importância da pesquisa para a formação de jornalistas. Além disso, discute experiências pioneiras de ensino do jornalismo digital a partir dos projetos implantados, desde 1995, na Facom/UFBA.
“Ao tornar o produto jornalístico digital e as relações de produção muito mais racionalizadas e flexíveis, as Bases de Dados permitem a reestruturação destas relações no jornalismo, podendo transformar por completo as funções tanto dos jornalistas, quanto dos usuários destas publicações”, explica Machado. Quarto título da Biblioteca J, da Editora Calandra, a publicação será lançada na próxima semana em Córdoba (Argentina) e já está à venda no Brasil.
O Jornalismo Digital em Bases de Dados foi produzido a partir da revisão cuidadosa de artigos elaborados por Elias Machado, alguns deles em parceria com outros pesquisadores – como Marcos Palacios –, entre 2004 e 2005. Para facilitar a leitura, foi criado um glossário com termos técnicos usados freqüentemente ao longo da obra. “Todos os artigos passaram por atualização e revisão bibliográfica. Incorporei algumas sugestões indicadas por colegas quando os trabalhos foram apresentados em congressos nacionais e internacionais”, diz o pesquisador.
Elias Machado é jornalista e Doutor em Jornalismo pela Universidade Autônoma de Barcelona. Atualmente é professor do Departamento de Jornalismo da UFSC. Desde 2003, preside a Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). Em 2006, ganhou o Prêmio Luiz Beltrão, concedido pela Intercom, na categoria Liderança Emergente.

Serviço:
O Jornalismo Digital em Base de Dados – Elias Machado
ISBN 8589761045 Editora Calandra
Preço: R$ 30,00 Páginas: 154
Informações: atendimento@editoracalandra.com.br

Elias Machado.