France 24, a nova rede internacional de notícias francesa, começou a emitir e a experimentar a participação audiovisual dos seus telespectadores. A proposta da rede é relatar os acontecimentos do mundo em três idiomas: francês, inglês e árabe. Um dos programas da grade é o The Talk of Paris que tem a proposta de entrevistar personagens e líderes mundiais com a participação do público. A grande novidade é que as perguntas são enviadas em vídeo através do site social Daily Motion.A empresa é formada por jovens (média de 33 anos), profissionais poliglotas. São 380 pessoas trabalhando de 28 nacionalidades, destas, 170 são jornalistas.

Na redação o modelo adotado é de integração. Todo trabalho é editado e empacotado em diversos formatos para televisão e internet.Os programas podem ser vistos na internet. O site é completamente audiovisual, sendo a principal “diferença” das atuais páginas das redes de televisão informativas. O texto ocupa um nível muito secundário.

Segundo o chefe de redação da internet, Derek Thompson, o objetivo é conseguir um alto nível de interatividade, fazendo com que os internautas participem sugerindo pautas, enviando notícias, entrevistas e perguntas aos entrevistados.Não assisti a programação para fazer uma avaliação, mas vi o site e achei muito limitado. Olhem e comentem!

Atualização 10/12/2006
Parece que eles ouviram meu comentário e lançaram outra versão do site. Bem melhor dessa vez.

Via Periodistas 21

Alberto Marques