Mindy McAdams, em uma postagem intitulada Citizen Journalist, Citizen Vigilante, chama a atenção para uma sequência de fatos que levanta sérios questionamentos sobre o uso do blog como um instrumento de julgamento público e até de incitamento ao justiçamento sumário.
A história é a seguinte: na sexta feira à noite, Jackie Danicki, uma americana de 28 anos moradora em Londres, alegou que, durante cerca de 15 minutos, foi atacada e sofreu abusos sexuais em público, em um vagão do Metrô de Londres. A vítima fotografou com a câmera de seu celular o (alegado) atacante e prestou queixa à polícia.
Jackie Danicki, que mantém um blog sobre mídia e tecnologia, noticiou sua versão do ocorrido, com uma postagem complementada pela foto do acusado. A foto foi postada também no Flickr e, até as 8:00 desta manhã, já havia sido vista 4113 vezes.

A repercussão da história em blogs, com a reprodução da foto do suposto criminoso, tem sido considerável, com chamamentos do tipo “Wanted” e “Ajudem a encontrar um criminoso”. Para complicar ainda mais o quadro, a vítima é caucasiana e o acusado negro, provocando, em paralelo, postagens de caráter abertamente racista.

Mindy McAdams se diz horrorizada com as duas coisas: o (alegado) ataque e a inação das pessoas em volta, mas também com os desdobramentos em torno do fato na blogosfera:

“Ele pode ser culpado, – diz Mindy – mas na Grã Bretanha não há um sistema de justiça para determinar isso? Eu vivo em um país com uma longa, terrível e por demais recente história de linchamentos. Essa caçada humana viral em Londres me apavora até a medula dos ossos”

A história toda não é nada clara: aconteceu realmente como Denicki relata? foi um ataque de caráter sexual? há testemunhas arroladas entre os passageiros que, alegadamente, “nada fizeram para impedir”?

O blog de Jackie Danicki não está disponível para acesso desde a noite de ontem.
Problemas éticos, deontológicos e legais abundam no caso, seja sob uma ótica jornalística de tipo “tradicional”, seja sob aquela da variedade “cidadã”.

Comentários?

marcos palacios