A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) disponibilizou em seu site um sistema de consulta pública para recolher contribuições que possam aprimorar o atual Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros. A decisão de abrir o debate com a sociedade é uma das principais deliberações do 32º Congresso Nacional dos Jornalistas, realizado em julho de 2006 em Ouro Preto. As propostas de alterações serão apreciadas em congresso extraordinário da categoria a realizar-se em 2007.

O debate em torno da revisão do atual Código de Ética ganhou destaque quando a FENAJ reuniu os 31 Sindicatos da categoria, profisisonais, professores, estudantes de jornalismo e especialistas na área no 1º Seminário Nacional de Ética no Jornalismo, organizado pelo Sindicato dos Jornalistas de Londrina, em março de 2006. O evento deixou evidente a necessidade de atualização do Código, cujo texto em vigor data de 1985.

Através do sistema de consulta pública, qualquer cidadão pode enviar sua sugestão de modificação no Código. As contribuições da sociedade e também dos sindicatos da categoria, que terão novo prazo para realizar seminários sobre o tema, serão recolhidas, analisadas e sistematizadas por uma comissão eleita durante o Congresso de Ouro Preto.
Via FENAJ

marcos palacios