Na noite de abertura do IV SBPJor, Leila Nogueira recebeu o prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo, na categoria mestrado, por sua dissertação: O Webjornalismo Audiovisual: uma análise de notícias no UOL News e na TV UERJ Online, das mãos de Maria Eli Genro, irmã de Adelmo Genro Filho.

Nos dias que seguiram, apresentaram trabalhos os pesquisadores do GJOL: Luciana Mielniczuk, Elias Machado, José Afonso Jr, Beatriz Ribas e Jan Alyne Barbosa.

Luciana Mielniczuk, da UFSM, na mesa coordenada Metodologias e Pesquisa em Jornalismo, apresentou trabalho conjunto com Claudia Quadros e Suzana Barbosa, intitulado Estudos sobre o jornalismo digital no Brasil, que esboçou um levantamento preliminar sobre os estudos realizados na primeira década de desenvolvimento desta modalidade jornalística no país. Luciana apresentou também o trabalho Ambientes para interação no ciberjornalismo em redes digitais, escrito em conjunto com alunos da UFSM. O trabalho parte da idéia de ferramentas e de sistemas de publicação para produção de conteúdos a serem disponibilizados na Web e apresenta diversos aspectos que pontuam as discussões sobre o assunto, propondo que tais recursos sejam pensados a partir da concepção de ambientes para inserção no ciberjornalismo em redes digitais.

Elias Machado, da UFSC, coordenador da mesa Os desafios do jornalismo digital para a próxima década, apresentou o trabalho Sistemas de circulação no ciberjornalismo, que trata das particularidades dos sistemas de circulação de informações e das características próprias e limitações dos mecanismos desenvolvidos pelo ciberjornalismo para disseminar os conteúdos produzidos pelas organizações jornalísticas.

José Afonso Jr, da UFPE, na mesa coordenada por Elias Machado, apresentou o paper As agências de notícias e sua interação com o jornalismo na Web: entre a permanência histórica e a mudança na era das redes digitais. O trabalho procura indicar algumas perspectivas de posicionamento das agências de notícia levando em conta sua interação com a internet e outros veículos de natureza jornalística presentes na rede mundial de computadores.

Beatriz Ribas, da UFBA, na mesa coordenada Linguagem e narrativas jornalísticas contemporâneas, apresentou o paper O contexto digital e os gêneros jornalísticos: considerações sobre a retórica da narrativa na Web. O trabalho observa o contexto de reconfiguração dos gêneros reportagem e infografia, analisando as transformações dos papéis de usuários e produtores, e as relações entre narrativa e design no entorno digital, partindo do pressuposto de que as interfaces gráficas ocupam lugar de destaque no webjornalismo, possibilitando reflexões a respeito de uma estruturação do discurso mais adequada à lógica modular do ciberespaço.

Jan Alyne Barbosa, da UFBA, apresentou a comunicação individual Considerações iniciais sobre o modelo de agenda-setting aplicado à personalização da informação na blogosfera. O trabalho discute como formas de comunicação on-line que ocorrem na blogosfera podem produzir efeitos de agenda-setting e vice-versa.

por Beatriz Ribas