A BBC admitiu erros técnicos com relação à retirada de 340 comentários de leitores sobre a reforma do sistema nacional de saúde (NHS) na Inglaterra. O comentário foi provocado pelo site News Sniffer , que monitora a secção de comentários de leitores (Have your say) na página da BBC News. Steve Herrmann, editor da BBC News online, admitiu o erro na retirada de comentários “que deveriam estar lá. Estamos trabalhando para resolver o problema”.
Herrmann aproveitou para esclarecer que “alguns comentários são de fato retirados e se os retiramos é porque eles contrariam as regras da casa“. E disse também que o News Sniffer parece não estar funcionando 100%, pois alguns comentários que estão no site da BBC aparecem no News Sniffer como censurados.

Evidentemente nem toda ação de retirada de material postado em um jornal online ou site (como este blog por exemplo) onde são permitidos comentários pode ser rotulada como arbitrária ou de má-fé. Há postagens que se caracterizam como vandalismo, spam, incitamento ao crime ou racismo, etc. O problema é maximizado em sites de conteúdo altamente polêmico e polarizado, onde comentários abusivos são uma constante. O Centro de Mídia Independente (CMI Brasil), por exemplo, convive continuamente com o bombardeio de postagens contrárias à sua política editorial e adota o curioso recurso dos “artigos escondidos“: o que é postado e “editorialmente retirado” vai para uma “lixeira”, mas ainda pode ser visto por quem estiver interessado em lixo.

Leia também: News Sniffer monitora comentários de leitores censurados pela BBC

Via Journalism.co.uk

marcos palacios