SlideShare é uma tentativa de oferecer um espaço de compartilhamento, como o YouTube, porém para slideshows e não para vídeos. A interface é muito semelhante à do YouTube e igualmente semelhante é a forma de compartilhamento. Os usuários podem faser o upload de suas apresentações (limite de tamanho 20 Mb) produzidas com PowerPoint (.ppt and .pps files) ou OpenOffice (.odp files). Os arquivos são classificados através de tags colocadas pelos próprios usuários e podem ser buscados por palavras-chave. As apresentações podem ser vistas no próprio site ou exportadas para outros sites ou blogs, como é o caso do exemplo abaixo.

Os idealizadores do SlideShare justificam a iniciativa argumentando que o slideshow se tornou uma forma de expressão das mais importantes – utilizada em palestras, conferências, aulas- além de servir como suporte para portfólios profissionais, artísticos etc.

Há também um blog, o The SlideShare Blog, que traz as novidades sobre o site. Por enquanto o SlideShare está em estágio Alfa e é necessário solicitar um convite para participar, preenchendo uma requisição no site. Usuários já cadastrados podem também enviar convites. Tenho alguns, e se alguém estiver interessado pode pedir através de meu mail palacios@ufba.br

marcos palacios