A Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor ) divulgou os ganhadores da primeira edição do Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa nas categorias iniciação científica, mestrado e doutorado. Neste ano não se apresentaram candidaturas para a categoria sênior. “Os trabalhos vencedores têm um excelente nível e representam uma amostra da qualidade da pesquisa produzida no país”, declarou o coordenador do concurso, professor Francisco Karam.

O primeiro lugar na categoria iniciação científica coube a Carolina Adolfo de Carvalho, da Universidade Federal de Santa Maria, com o trabalho O cidadão-comum nas páginas do Diário de Santa Maria: uma questão de valores-notícia, orientado pela professora Márcia Franz Amaral.
Na categoria mestrado o primeiro lugar ficou com Leila Nogueira, da Universidade Federal da Bahia, com o trabalho O Webjornalismo Audiovisual: uma análise de notícias no UOL News e na TV UERJ Online, orientado pelo professor Elias Machado (leia a íntegra da Dissertação no site do GJOL).
Na categoria doutorado o primeiro lugar coube a Gilmar Afolfo Hermes, da Universidade do Vale dos Sinos, com o trabalho Ilustrações: fronteiras entre o jornalismo e a arte, orientado pelo professor Ronaldo Henn.

Os ganhadores receberão diplomas e uma placa durante a solenidade de abertura do IV Congresso Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, no dia 5 de novembro deste ano em Porto Alegre, no Hotel Everest. A SBPJor vai custear as despesas com locomoção e hospedagem dos pesquisadores, além de liberar a inscrição no congresso.
Criado pela SBPJor em 2004, durante o congresso de Salvador, o Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa, tem como objetivo premiar anualmente os melhores trabalhos nas categorias de iniciação científica, mestrado, doutorado e sênior.
“Com a premiação buscamos a um só tempo institucionalizar a pesquisa e reforçar a identidade do jornalismo como campo científico”, explica o presidente da SBPJor, Elias Machado.
Mais detalhes no site da SBPJor