Um dos maiores maiores impecilhos relacionados com o uso de material disponibilizado na Internet, é a instabilidade dos endereços URL. O problema coloca-se de forma ainda mais grave no caso de citações em trabalhos científicos e acadêmicos, nos quais o acesso à referência é, geralmente, um elemento fundamental para a validação e credibilidade das idéias apresentadas.
Ocorrência das mais frequentes é estarmos lendo um artigo ou livro, encontrarmos uma refêrencia que nos parece essencial e, ao digitarmos o URL, sermos saudados com o maldito “404 Not Found” (Não confundir com a4004 Not Found“, excelente revista online sobre Cibercultura, editada por André Lemos, que já vai em seu sexto ano e número 56!).
Pois muito bem, uma proposta para superar o problema do desaparecimento de links previamente citados e dar estabilidade aos endereços de publicações na Internet foi lançada pelo consórcio WebCite.
É simples: o WebCite se propõe a criar e manter um arquivo para materiais científicos e acadêmicos disponibilizados na Internet. O autor vai ao site, registra o título e o URL original de seu artigo (resenha, ensaio, relatório científico, etc) e automaticamente é criado um arquivo de refêrencia que fica guardado no WebCite.
Para fazer uma prova, registrei meu artigo “Ruptura, Continuidade e Potencialização no Jornalismo Online: o Lugar da Memória”, que está arquivado no site do GJOL sob o URL http://www.facom.ufba.br/jol/pdf/2003_palacios_o lugardamemoria.pdf.
Segundos depois, estava gerado e disponível no WebCite um arquivo de meu artigo sob o URL http://www.webcitation.org/5IoeibQxc.
O serviço é gratuito para autores que desejem arquivar seu material.
Várias perguntas se colocam, é claro. Em primeiro lugar, quem vai pagar por isso? O WebCite, através de suas FAQs, responde que há várias formas de financiar o serviço, mas eles acreditam que a principal fonte de receita será a cobrança de uma taxa das editoras e bibliotecas que resolvam usar o serviço para arquivar seu material. E quanto à confiabilidade do serviço? E se o WebCite desaparecer subitamente e deixar um “404 Not Found” em seu lugar? E se resolverem passar a cobrar taxas para acesso? E se o servidor deles não aguentar o trâfego gerado? São algumas perguntas dentre muitas outras.
Ainda assim, a idéia parece muito promissora, mas por agora talvez o mais prudente seja começar a usá-la, no máximo, como um adicional. Ou seja registar o trabalho no WebCite, gerar o URL de arquivamento e colocá-lo como um URL alternativo. A citação do meu artigo usado para o teste, ficaria assim: PALACIOS, Marcos.”Ruptura, Continuidade e Potencialização no Jornalismo Online: o Lugar da Memória”, in: http://www.facom.ufba.br/jol/pdf/2003_palacios_ olugardamemoria.pdf, também disponível em: http://www.webcitation.org/5IoeibQxc

Via Lessig Blog

marcos palacios