” Localizada na ilha fluvial de Tupinambara, a 12 horas de barco de Manaus, Parintins é mais conhecida pelo seu festival folclórico do boi-bumbá, que acontece no meio do ano, com mais de 100 mil pessoas assistindo à disputa do boi azul Caprichoso e do boi vermelho Garantido, no bumbódromo da cidade. Parintins alia a tradição à tecnologia, e acaba de se tornar a cidade digital mais remota do mundo.

A cidade recebeu a visita de Craig Barrett, presidente do conselho da americana Intel, para inaugurar um sistema de banda larga sem fio. A Embratel, uma das parceiras do projeto, conectou a cidade via satélite. O sinal é distribuído a partir do satélite pela tecnologia WiMax, uma das principais apostas tecnológicas da Intel, e, em quatro locais, foram instalados acessos com a tecnologia de rede local Wi-Fi. Todo o sistema é sem fio, de ponta a ponta.

‘A idéia é mostrar que, se o sistema funciona no meio da selva, pode ser instalado em qualquer lugar’, afirma Elaine Nucci, gerente de Desenvolvimento de Negócios para WiMax da Intel na América Latina.”

Comentário invejoso: Pena que Salvador e outras capitais brasileiras não fiquem no meio da selva, para nos benefiarmos de jogadas de marketing como essa!!! Aqui na Bahia temos que conviver com sistemas cartelizados de banda larga, ineficientes e com preços que estão entre os mais altos do mundo. Como o Velox que estou usando, por exemplo: péssima relação custo/benefício. Lentox seria um nome muito mais apropriado…

Via O Estado de São Paulo

marcos palacios