Acaba de estrear o mais novo serviço incorporado ao Google News, que permite pesquisar em arquivos de até 200 anos atrás de fontes noticiosas como jornais e revistas, além da enciclopédia britânica. O News Archive oferece também a opção de ver o assunto pesquisado através de uma Linha do tempo, na qual o usuário pode selecionar arquivos por décadas ou por ano.
O material exibido como resultado da busca aponta tanto para conteúdos gratuitos como para aqueles em que é cobrado taxa para se ter acesso ao texto completo (nesse caso, os valores vão variar de acordo com a política de uso do arquivo de cada publicação). Os resultados apontados listam material do New Yourk Times (que possui um dos maiores bancos de dados de informação jornalística), Chicago Sun Times, Boston Globe, entre muitos outros.
Por enquanto, a maior parte do conteúdo indexado está em inglês, mas a perspectiva, como prevê matéria do Estadao, é de que o Google expanda o alcance da ferramenta para outros países e idiomas, a exemplo do que já fez com o Google News.

Suzana Barbosa