A nova edição do Mídia&Política traz um especial sobre voto nulo. Confira:

Luiz G. Motta
Política em crise dá espaço para anulação de voto
Há uma novidade significativa nesta eleição: não se debate apenas em qual partido ou candidato votar. Debate-se muito o sentido do voto como representação democrática, o direito de não votar e, principalmente, o direito de anular o voto como prática política consciente. Um tema que não fazia parte do cardápio político dos eleitores brasileiros nas eleições anteriores, pelo menos não tanto como agora.

Zélia Leal Adghirni
Voto é direito, não obrigação
Em uma verdadeira democracia o voto é um direito, não um dever. Obrigar as pessoas a votar é tão restritivo às liberdades individuais do cidadão como obrigá-lo a não votar. No Brasil, há sempre um poder superior que decide por nós. Durante a ditadura, sofríamos por não poder votar. Agora sofremos porque nos fazem votar sem convicção.

Fernando Rodrigues
TSE derruba falsa tese de que votos nulos anulam eleição
Acabou um dos mitos mais recorrentes na internet durante o atual processo eleitoral: o de que 50% ou mais dos votos nulos dados pelos eleitores anulariam o pleito sendo necessária a convocação de nova votação. Pois o presidente do TSE, Marco Aurélio Mello, diz que essa determinação não existe na lei, não está na Constituição e há até uma decisão recente da Corte falando exatamente o oposto.

Laura Seligman e outros
Ação direta
O voto nulo está ligado à realização de uma outra política que não está comprometida com a transformação das grandes estruturas. Anular o voto pode ser a representação de quem busca uma política com outras formas de organização social, mais ligada à ação direta – intervir na realidade fora das instituições formais.

Nadja Vladi
A enorme responsabilidade do voto
Dentro de uma realidade política que impõe a cidadania como uma obrigação e não uma liberdade, e cercado por um cenário político povoado de mensalões e sanguessugas, a pergunta do eleitor é óbvia: o que fazer com o voto obrigatório? O voto começa na urna, mas dura todo o mandato dos governantes eleitos que devem ser cobrados diariamente dos seus compromissos com a população brasileira.

Movimento pelo voto nulo
A corrupção que desilude
A explicitação da corrupção demonstra claramente que a democracia representativa serve apenas para retirar toda a possibilidade de participação da população na política, jogando-a nas mãos de uma elite que se sustenta por meio do roubo dos bens públicos. Você ainda confia na classe dos políticos? Nós não.

Alessandro Eloy Braga
Reflexão política
Votar nulo é fruto de muita reflexão e consciência política e social, jamais de um pessimismo gratuito. É uma decisão madura de alguém que não enxerga entre as opções uma única que seja representativa dos seus anseios e ideologias. Ainda mais porque não há qualquer possibilidade de renovação nas atuais estruturas dos três poderes da forma como estão organizados.

Luiz G. Motta
MTV: música, televisão e anarquia eleitoral
A MTV Brasil adotou “uma irreverência anarquista” durante o processo eleitoral com a campanha Prepare o seu saco, os ovos e os tomates, manifestando um explícito repúdio à campanha eleitoral e aos partidos políticos tradicionais. A iniciativa provocou reações de partidos e autoridades, inclusive uma nota pública do Conselho Nacional da Juventude, ligado à Presidência da República.

Rafael Imolene Fontana
Anular para protestarAnular o voto pode contribuir para o Brasil dar um passo importante na conquista de um cenário político mais justo e limpo, e ao mesmo tempo menos corrupto e nefasto. Virão novos candidatos, sem os vícios e coligações dos antigos. Se necessário, anularemos de novo, até aparecer candidato honesto e comprometido com a melhoria de vida de todos os brasileiros.

marcos palacios