Kevin Mireles, num artigo publicado no Editor & Publisher assinala que os vídeos produzidos pelos usuários estão ganhando cada vez mais espaço na Internet e que sua utilização pelos webjornais comerciais é um elemento do movimento mais amplo de integração de conteúdos gerados socialmente na estrutura informativa dos jornais online. Mireles discute a tendência, indica os benefícios da simbiose, aponta problemas relacionados com o uso de material gerado fora das redações e sugere algumas regras básicas para evitar problemas e tirar máximo proveito da associação:

1. Compreender os benefícios e desvantagens, tanto para usuários quanto para anunciantes, com relação a sites já existentes de disponibilização de conteúdos gerados socialmente;
2. Buscar uma transição consciente da situação de exclusivamente produzir conteúdos para a situação de tornar-se um facilitador local da comunicação;
3. Criar canais de captura e compartilhamento do melhor conteúdo produzido local, nacional e globalmente;
4. Integrar e não segregar. Os vídeos devem ser diretamente integrados nas seções do jornal em que são pertinentes;
5. Experimentar. Criar novas seções e novos serviços para testar que tipos de vídeos as pessoas querem compartilhar e verificar se há uma disposição para se pagar, seja para disponibilizá-los, seja para assistí-los.

Mireles fala também das vantagens que os webjornais locais já têm, em função de sua estrutura e formas de interação com seu público, com relação a sites de disponibilização de conteúdos genéricos, como o YouTube, os Blogs e outros mecanismos de produção e compartilhamento de informação.

Via Ciberjournalist.Net

marcos palacios