A pretexto do Blogday, aí vão algumas indicações de blogs italianos. Para nós brasileiros, a língua italiana pode ser definida como aquela que “estando tão perto está tão longe!”: uma língua que “quase dá para entender”. E que logo dá mesmo, sendo esse “logo” um certo esforço inicial, uma barreira a ser quebrada, quando se começa. Mas a recompensa é ampla. A Blogosfera italiana é vasta e o contato com as idéias que por ali circulam muito enriquecedor.

Vamos considerar como conhecidos dos que frequentam o Jornalismo & Internet, o Blognotes de Giuseppi
Granieri
, o Pandemia de Luca Conti e o Blog de Cristian Contini, três pontos essenciais na Blogosfera italiana, que já figuraram em postagens de nosso blog.

Colaborando com o esforço de abrir novos espaços e contatos no mundo latino, aí vão minhas cinco indicações do Blogday (poderiam ser mutíssimas mais!), que têm tudo a ver com as preocupações de quem escreve e de quem, eventualmente, visita o Jornalismo & Internet. Que se tornem sementes para uma aproximação numa via de mão dupla!

1. Wittgenstein
Blog de Luca Sofri, que diz que o nome do Blog não combina nada com o que ele posta ali. Jornalista free-lancer, colaborador de Foglio, Vanity Fair e outras publicações. Tem um programa na RadioDue italiana e já esteve na Ilha de Itaparica aqui na Baía de Todos os Santos. Um blog multi-midia e multi-assunto.

2.Blog de Luca de Biase
Um jornalista italiano que considera seu país um laboratório para o estudo da democracia quebrada (broken democracy) e capitalismo criativo.

3. Mantelblog
Mantido por Massimo Mantellini, que de si próprio afirma: “Come gli diceva sua madre quando era piccolo “fa molte cose, tutte male”. Um blog com pontos de vista irônicos sobre jornalismo, Internet e outros assuntos avulsos.

4.Simone Carletti´s Blog
Simone é da área de programação e trabalha com estatística. Seu blog trata de instrumentos de buscas na Web, data mining, marketing online e assuntos relacionados. São postagens mais técnicas, porém numa linguagem muito accessível também aos leigos. É colaboradora da publicação HTML.it , além de manter outros blogs com temáticas correlatas.

5.Webgol Monografie
Talvez um pouco mais difícil de ler para os menos familiarizados com o italiano. Coordenado pelo Prof. Antonio Sofi, da Universidade de Firenze, com a participação de vários colaboradores. Um blog cujo tema muda mensalmente. Para “ler a fogo lento”, recomenda seu editor.

E, um pouco para além das preocupações mais evidentes deste nosso Blog, mas não obstante situado em área igualmente essencial, fica a indicação do Inbottigliato all´origine
Tudo sobre o vinho italiano…

marcos palacios

Technorati Tag