A maior máquina fotográfica móvel do mundo

Quando o fotógrafo português Mica Costa-grande chegou ao Brasil, vindo da China num caminhão, passando pela Europa e Américas, encontrou na InstanColor Image Center, mais do que um espaço para criar um projeto ousado de rodar o Brasil com a maior máquina fotográfica móvel do mundo. Encontrou um parceiro que acredita e aposta na possibilidade de transformar sonhos em realidade, de conciliar tecnologias inovadoras com sensibilidade e arte.

Durante os quatro dias da PhotoImageBrazil 2006 – Feira Internacional de Imagem, que acontece de 8 a 11 de agosto de 2006, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, o fotógrafo português Mica Costa-grande apresentará a maior câmera fotográfica móvel do mundo. Um caminhão, da Volkswagen, modelo Constellation 17.250, com um baú Facchini de 7,5m de comprimento será transformado numa câmera fotográfica e com este veículo, o fotógrafo percorrerá 25 mil quilômetros pelo Brasil, de Roraima a Foz do Iguaçu. O caminhão foi concebido especialmente para a expedição brasileira. A viagem pelo território nacional, que começa em outubro deste ano e deve terminar em fevereiro de 2007, faz parte da volta ao mundo que o profissional iniciou em 2000, na China.

A maior câmera fotográfica do mundo, que deve entrar para o Guiness Book, fará fotografias especiais durante o trajeto no Brasil. A exposição à luz de cada foto feita pelo caminhão/câmera levará oito horas. Neste espaço de tempo (à velocidade de 1/125 de segundo), poderiam ser feitas 3,5 milhões de fotografias. Os negativos serão de cinco metros quadrados, cerca de 5.000 vezes maiores que o formato 35 mm. Na lateral do caminhão, serão instaladas duas telas de plasma de 50 polegadas, para entretenimento público durante as tomadas de vista.

O trajeto pelo Brasil deve resultar na publicação de um livro, em forma de lata, com as fotografias panorâmicas enroladas no interior. O projeto de rodar o mundo começou em 2000, na China. Desde então, o fotógrafo português já passou por 70 países e fez cerca de 100 mil fotos. Mica Costa-grande apresentará ainda uma coleção de fotografias fineart em grande formato, sobre os nômades tibetanos.

Veja também o livro fotográfico, que estára em exposição na PhotoImageBrazil 2006.

Via InstanColor

Paulo Munhoz