Panopticon

Órgão laboratorial on-line observa e critica o jornalismo brasileiro na Web. O Panopticon é um produto da Oficina de Jornalismo Digital da Facom.

Lugar Incomum
“O primeiro jornal digital da Bahia”. Também o primeiro produto criado pelos professores doutores Elias Gonçalves e Marcos Palacios como laboratório para os alunos da disciplina Gêneros Jornalísticos da FACOM.

Páginas do GJOL desde 1999

hp99_00_pq

1999-2000
O primeiro site do Grupo foi criado pelo Laboratório de Multimídia da Facom (Labmedia), em 1999. Nesta época, o GJOL chamava-se Grupo de Estudo em Jornalismo On-Line, coordenado pelo Prof. Dr. Marcos Palacios. Com este layout, o site foi utilizado por 2 anos para divulgar as atividades do grupo e depois, a pesquisa “Um mapeamento de características e tendências no jornalismo on-line brasileiro”, finalizada em 2001.

hp2001_pq

2001
Em 2001, o Grupo passou a administrar o site, fazendo pequenas modificações em sua estrutura e layout, mantendo a maioria dos elementos visuais da versão anterior. Divulgando os resultados da pesquisa, o site também convocava estudantes da Facom a participar das reuniões quinzenais para discussões de textos sobre jornalismo on-line.

hp2002_pq

2002-2004
O Grupo de Estudos passa a Grupo de Pesquisa, em 2001. O redesign do site, desenvolvido pelo GJOL, incluiu seções que ofereciam textos produzidos por seus membros. O número de participantes também aumentou, agregando mestrandos, doutorandos e professores de outras faculdades, além de estudantes da graduação. Neste ano, o Prof. Dr. Elias Machado assumiu a coordenação do Grupo.

hp2005_pq

2004-2010
Neste momento, o GJOL estreia um novo site, hospedado internamente no portal da Facom/UFBA, com novo logotipo e a reunião da produção atualizada dos membros do grupo, com a possibilidade de ter o conteúdo baixado por meio de download gratuito. Em 2006, marca a estreia do blog do grupo, atualizado via plataforma Blogger, tornando-se o principal gerador de conteúdo das discussões dos membros.

hp2010_pq

2010-2012
O site do grupo sai da hospedagem interna do portal da UFBA para adotar temporariamente a plataforma WordPress. O blog continua sendo atualizado por meio do Blogger, porém prepara-se para a unificação de todo o conteúdo. A partir deste site também é atualizada a produção dos membros, com a divulgação de artigos, comunicados, dissertações e teses.


2012 – 2017
O site passou a ser atualizado através do WordPress e assumiu o endereço www.gjol.net. Publicações de membros do grupo sobre temas de interesse, discussão de artigos e relatórios. O site passou a abrigar todas as teses e dissertações defendidas e livros editados por membros do grupo.

 

2017 – atual
O layout do site foi atualizado para melhor visualização em dispositivos móveis. Notícias, divulgação de eventos e novas publicações no site são divulgadas através do perfil @grupojol no Twitter e uma página no Facebook.