Olhar, desviar o olhar e olhar novamente. É esse movimento que o recente artigo “Jornalismo digital: 25 anos de investigação” do cientista Ramón Salaverría realiza e é de grande valor para a comunidade acadêmica, uma vez que este trabalho coloca à vista um quadro amplo da trajetória do jornalismo digital em escala global. Além disso, a publicação em tela atualiza a construção de um painel de referências para o arcabouço teórico-metodológico do campo de conhecimento, possibilitando a compreensão básica do estado da arte no que se refere aos aspectos dos processos e do fundamento, a partir das linhas de pesquisa sobre a história da jornalismo na Internet, das modalidades da mídia digital, de seus idiomas e dos desafios econômicos.

Com metodologia quantitativa e uma abordagem mais descritiva, a produção acadêmica versa a respeito das investigações a datar da década de 90 até o presente momento, evidenciando as quatro temáticas e disciplinas que têm sido abordadas pela área: o quadro tecnológico em mudança; a convergência e a evolução multimídia nas rotinas profissionais dos jornalistas; os modelos de inovação em organizações jornalísticas; e os novos públicos da cybermedia. A análise feita por Salaverría confirma que, apesar da pesquisa em jornalismo digital ser uma disciplina consolidada profissionalmente e academicamente, ela está, ainda, em desenvolvimento, apresentando vários desafios metodológicos e temáticos que teremos que enfrentar nos próximos anos. De acordo com o cientista, a pesquisa em mídia digital deve ser renovada nos seguintes aspectos: avançar uma investigação do “nativo digital”, entendendo como tal o que transcende a pesquisa em comparação com outras plataformas e se concentra no estudo exclusivo da mídia digital; empregar tecnologias avançadas de investigação; apostar em uma pesquisa orientada para a inovação; fortalecer a análise dos fenômenos além da simples descrição dos casos.

Ramón Salaverría destaca que as áreas particularmente ativas da pesquisa contemporânea têm priorizado, além da metodologia qualitativa, a quantitativa também. A confluência desses métodos propicia uma qualidade melhor da amostra tanto no âmbito da precisão e da dimensão dos dados, como na nitidez na sua interpretação. O pesquisador alerta que há tarefas pendentes no mundo acadêmico, entre elas, a carência de renovação de novas teorias, a extensão do alcance das teorias em novos contextos, e vale destaque também para a necessária melhoria em relação a transferência do conhecimento produzido na universidade para o mercado a fim de promover a inovação e resolver os problemas sociais.

Download – Inglês:

Salaverría, Ramón (2019). “Digital journalism: 25 years of research. Review article”. El profesional de la información, v. 28, n. 1, e280101.

Download – Espanhol:

Salaverría, Ramón (2019). “Periodismo digital: 25 años de investigación. Artículo de revisión”. El profesional de la información, v. 28, n. 1, e280101.

Fotografia de Ramón Salaverría, vice-reitor de Pesquisa da Faculdade de Comunicação da Universidade de Navarra, vestido um terno cinza com gravata vermelha e ao fundo há um prédio em cor branca, cinza e vermelha.

Ramón Salaverría é vice-reitor de Pesquisa da Faculdade de Comunicação da Universidade de Navarra, onde também é diretor adjunto do Centro de Estudos da Internet e Vida Digital.

Biografia

Ramón Salaverría é professor de Jornalismo na Universidade de Navarra, onde dirige o Centro de Estudos da Internet e Vida Digital. Especialista em pesquisas sobre ciberjornalismo e mídia digital, sua pesquisa foi publicada em periódicos acadêmicos como Journal of Communication, Journal of Computer-Mediated Communication, Journalism Studies, Journalism Digital Journalism, International Communication Gazette e Journalism Practice, entre outros. Durante o ano acadêmico de 2014-15, ele foi professor visitante no Programa de Pesquisa de Mídia Digital da Universidade do Texas – Austin (EUA). Salaverría também é Professor Visitante da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Concepción (Chile), do Instituto Universitário de Lisboa (Portugal), e da Faculdade de Filosofia da Universidade Nacional de Assunção (Paraguai). Em sua bibliografia destacam-se os livros Ciberperiodismo en Iberoamérica (2016), Periodismo integrado (2008), Cibermedios (2005), Redacción periodística en internet (2005) e Manual de redacción ciberperiodística (2003).

Fonte: salaverria.es