Três pesquisas desenvolvidas por mestrandos do Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-Line (GJOL) serão defendidas neste mês de maio. As duas primeiras dissertações, orientadas pelo professor Marcos Palacios, investigam especificidades das apropriações jornalísticas de ferramentas das redes sociais online, tendo os stories no Instagram e as transmissões ao vivo no Facebook como objetos de estudo. As pesquisas são dos mestrandos Victor Villarpando e Alexandro Mota, respectivamente. Já Darlan Caires, orientado pela professora Suzana Barbosa, estudou a visualização e profundidade de infográficos construídos a partir de base de dados.

As apresentações ocorrerão nas tardes dos dias 21, 22 e 31 de maio de 2019, na Faculdade de Comunicação, no campus de Ondina da UFBA (Rua Barão de Jeremoabo, s/n). Confira, abaixo, os horários, a composição das bancas avaliadores e os resumos dos trabalhos.

O JORNALISMO NO INSTAGRAM STORIES: Uma análise de estruturas narrativas nas apropriações do aplicativo por três jornais tradicionais: O Globo, The Guardian e The New York Times

Esta dissertação propõe uma análise comparativa das estruturas narrativas resultantes das apropriações jornalísticas do Instagram Stories pelos perfis no Instagram dos jornais tradicionais com maior número de seguidores em seus países: O Globo no Brasil, The New York Times nos Estados Unidos e The Guardian no Reino Unido. O Instagram Stories é uma ferramenta para postagem de vídeos, fotos, fotos com legendas, desenhos e animações de até 15 segundos que ficam disponíveis por 24 horas. Foi lançada em agosto de 2016 e soma mais de 600 milhões de usuários pelo mundo. Partindo da constatação de que os recursos narrativos possibilitados pela ferramenta facilitam a hibridização entre referências de telejornalismo, fotos+legendas e Snapchat, esta dissertação busca mapear de que forma foram apropriados tais recursos. O propósito geral foi a identificação de eventuais características específicas dessa nova gramática para contar histórias, na busca de efeitos sobre as estruturas narrativas e eventuais inovações. Com base em trabalhos previamente publicados sobre o tema e tendo em conta elementos das teorias sobre inovação no jornalismo, elaboramos uma tabela com os elementos de análise e uma Ficha de Análise com o mecanismo de ocorrência e não-ocorrência, com 58 perguntas. Paralelamente à análise quantitativa, recorremos também a uma análise qualitativa para observar de que forma os elementos são usados para narrar conteúdos jornalísticos. Os resultados apontam para pouca utilização de recursos nativos da ferramenta, para a prevalência das narrativas diegéticas em detrimento das miméticas e para a manutenção de características associadas ao jornalismo impresso tradicional, como o texto em terceira pessoa e a combinação foto com texto.
?‍? Mestrando: Victor Villarpando
Defesa: 21/05 (terça-feira), às 17h
? Orientador: Marcos Silva Palacios
?Banca avaliadora: Drº. Giovandro Ferreira e Drª. Malu Fontes

 

JORNALISMO LIVE STREAMING: um estudo das apropriações jornalísticas da tecnologia de transmissão audiovisual ao vivo nas mídias sociais

O objeto de pesquisa desta dissertação é a transmissão ao vivo de conteúdos audiovisuais jornalísticos através das mídias sociais. Seu objetivo principal foi identificar e analisar apropriações do recurso Facebook Live em práticas jornalísticas em redações brasileiras. Buscou-se caracterizar o formato ‘ao vivo’ nas redes sociais online, estimar e mapear seus usos no Brasil, identificando continuidades, potencializações e rupturas com processos anteriores de produção, circulação e consumo, além de problematizar os conceitos de interatividade e deadline contínuo mobilizados nessas práticas. Os estudos de modelagem e apropriação social das tecnologias guiaram a investigação. Através de triangulação metodológica, com recurso a estudo de caso ilustrativo, a pesquisa estruturou-se inicialmente em duas etapas analíticas qualitativas: 1) uma pesquisa exploratória de três empresas jornalísticas da cidade de Salvador (BA), 2) uma pesquisa documental dos discursos em torno do live streaming. Seguiram-se uma etapa quantitativa (com o levantamento dos metadados de 235 mil vídeos postados, no Facebook, por 215 páginas de jornais impressos, sites de notícias e TVs do Brasil) e outras duas etapas qualitativas (com análises de coberturas de duas redações convergentes, com sedes no Rio de Janeiro e Curitiba). Diversas ferramentas metodológicas foram mobilizadas e adaptadas, entre elas a Análise Pragmática da Narrativa Jornalística. Nove profissionais envolvidos nas transmissões de lives (repórteres e editores), foram entrevistados buscando-se contextualização e validação de resultados. A pesquisa leva à conclusão que o uso do Facebook Live é um fenômeno nacional, que esteve presente em 81% das redações brasileiras. Trata-se de um formato que potencialmente reúne maior engajamento que os vídeos gravados, apresentando aspectos da interatividade que demandam novas condições de polivalência profissional, especialmente por envolver jornalistas sem experiência com audiovisual. Identificou-se, no percurso da pesquisa, um novo patamar de atualização contínua, o que exigiu uma revisão, dez anos após sua formulação, da ideia de Jornalismo Live Streaming, para acomodar produções noticiosas baseadas na instantaneidade intensiva, cujos processos de produção, difusão e consumo são síncronos e com alta visibilidade das interações dos usuários, sendo potencialmente capazes de integrar os receptores ao conteúdo, como coprodutores em tempo real ou atual.
?‍? Mestrando: Alexandro Mota
Defesa: 22/05 (quarta-feira), às 14h30
? Orientador: Marcos Silva Palacios
?Banca avaliadora: Drº. Fernando Firmino, Drª. Juliana Gutmann e Drº. Washington de Souza Filho

DESENHANDO A INFOGRAFIA EM BASE DE DADOS: uma análise sobre profundidade de conteúdo e formas inteligíveis da visualização da informação


Esta pesquisa tem o objetivo de discutir o campo de atuação da infografia apontando a sua caminhada não para um caminho evolutivo, mas de adição às etapas já existentes: a quarta fase do hiperinfográfico. A discussão se baseia em estudar a visualização de dados e a visualização da informação a partir das variações do objeto infográfico. Para isso, estabeleceu-se uma relação entre o conteúdo criado com base de dados e as diversas formas de visualizar uma mensagem – considerando aspectos relacionados à inovação, criatividade, funcionalidade e densidade. Para isso, analisamos 10 reportagens infográficas premiadas nas edições 26 e 27 do MALOFIEJ – competição reconhecida internacionalmente, criada pela Society For News Design (SND). Utilizando o método do Estudo de Caso, construiu-se um formulário de observação explorando modelos analíticos referentes às seguintes áreas: definição da função do infográfico (HAAN et al. 2017); aplicação do Círculo da Visualização (CAIRO, 2016); e utilização do Códice do Pensamento Visual (TEIXEIRA, 2015). Como resultado, mesmo com a interatividade presente em todos os hiperinfográficos, identificou-se um uso excessivo de imagens estáticas, limitando, dessa forma, o quesito da inovação. A tendência de representação visual da maioria da amostra se limitou a criar um conteúdo que objetivava uma representação do objeto simples, destacando a quantificação das coisas, favorecendo a visão da totalidade e, assim, comparando os fatos como eles são. Apesar da pouca inovação, os hiperinfográficos apresentam forma equilibrada, com um conteúdo bem trabalhado, devido às muitas relações estabelecidas (com profundidade), e com certa dose de criatividade, configurando, portanto, um material coeso.
?‍? Mestrando: Darlan Caires
Defesa: 31/05 (sexta-feira), às 14h30
? Orientadora: Drª. Suzana Oliveira Barbosa
?Banca avaliadora: Drª. Tattiana Teixeira e Drª. Carla Risso.