Na quinta-feira da próxima semana (11/04), o prof. Josenildo Guerra, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), ministrará aula aberta no PósCom com o tema “Inteligência jornalística, qualidade, inovação e tecnologia”. A aula acontecerá na sala 11 da FACOM, a partir das 14h. O professor é especialista em gestão da qualidade editorial e instrumentos de accountability em jornalismo, construindo interfaces com as áreas de tecnologias de informação e gestão do conhecimento.

Autor de “O percurso interpretativo na produção da notícia – verdade e relevância como parâmetros de qualidade jornalística” (2008), Guerra tem realizado pesquisas em teoria e ética do jornalismo (jornalismo como instituição, noções de verdade, objetividade, relevância e pluralidade aplicadas ao jornalismo, fontes de informação), gestão do processo jornalístico.  É um dos líderes do Laboratório de Estudos em Jornalismo e coordenador do Qualijor (Programa de Pesquisa em Qualidade, Inovação e Tecnologia Aplicada ao Jornalismo), associado à Rede Nacional de Observatórios de Imprensa (RENOI), uma rede de pesquisa vinculada à Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor).

A realização da aula é viabilizada através da Cooperação científica interinstitucional para o estudo das transformações em processos e produtos comunicacionais decorrentes da expansão das tecnologias digitais, convergências de mídia e contextos de regionalização. Do projeto, participam as instituições UFS (Sergipe), UFRGS (Rio Grande do Sul) e UFBA (Bahia). A coordenação geral do programa é de Carlos Eduardo Franciscato (UFS). Na UFBA, a coordenação é da profa. Suzana Barbosa.

Abaixo, a ementa da aula e as leituras sugeridas para discussão.

“Inteligência jornalística”, qualidade, inovação e tecnologia

Não raro, a discussão sobre “inovação” em jornalismo se associa diretamente à “tecnologia”. Na perspectiva aqui proposta, sugere-se que, para se pensar a inovação em gestão editorial, processos e produtos jornalísticos, é preciso o desenvolvimento de uma “inteligência jornalística” capaz de gerar novas dinâmicas de gestão, de processos e, consequentemente, de produtos. Por “inteligência jornalística” deve-se entender o aprimoramento e a inovação conceitual, que contribua para o desenvolvimento de métodos jornalísticos mais sofisticados (com fundamento teórico, rigor processual e resultados mensuráveis). “Inteligência jornalística” e pesquisa aplicada em jornalismo. Qualidade e inovação. Tecnologia e Jornalismo (JDBD): possibilidades oferecidas; possibilidades a serem exploradas. O caso do Qualijor: sistema de apoio à produção jornalística.

Leituras recomendadas: 

GUERRA, Josenildo Luiz. Qualijor – Sistema de Gestão da Produção Jornalística orientado para a qualidade editorial: pesquisa aplicada e de desenvolvimento experimental em jornalismo. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação – E-Compós (Brasília), v. 19, 2016b. (1-26). Disponível em: http://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/1291 Acesso em: 13 set. 2017.

GUERRA, Josenildo L., VIEIRA, Lucas S. Qualijor – Sistema de Gestão da Produção Jornalística: conceito e testes de funcionalidade para fins de avaliação de qualidade editorial. In.: FRANCISCATO, Carlos E., GUERRA, Josenildo L, FRANÇA, Lílian C. M. Jornalismo e tecnologias digitais: produção, qualidade e participação. São Cristóvão: Editora UFS, 2015. Disponível em: https://www.academia.edu/37256256/Jornalismo_e_Tecnologias_Digitais_produ%C3%A7%C3%A3o_qualidade_e_participa%C3%A7%C3%A3o

GUERRA, Josenildo L. Bases conceituais para um sistema informatizado de gestão da produção jornalística com foco na qualidade editorial. In.: FRANCISCATO, Carlos E., GUERRA, Josenildo L, FRANÇA, Lílian C. M. Jornalismo e tecnologias digitais: produção, qualidade e participação. São Cristóvão: Editora UFS, 2015. Disponível em: https://www.academia.edu/37256256/Jornalismo_e_Tecnologias_Digitais_produ%C3%A7%C3%A3o_qualidade_e_participa%C3%A7%C3%A3o

[Serviço]

O quê: Aula aberta “Inteligência jornalística”, qualidade, inovação e tecnologia

Quando: 11 de abril de 2019, às 14h

Onde: Sala 11 da Facom

Acesso: Livre para todos os interessados.