A terceira edição do COMDIS – Seminário de Discentes do Póscom acontece entre os dias 11 e 15 de março, no auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA em Ondina. O evento é organizado pelos alunos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas com o objetivo de promover uma interlocução entre estudantes das três linhas da pesquisa por meio do debate de dissertações e teses em andamento.

O GJOL estará presente no evento com a discussão das pesquisas de Ana Virgínia Torga, Eduardo Leite e Luciellen Alves e com o Workshop Exploração e Gerenciamento de Bibliografia, ministrado por Alexandro Mota. Adalton dos Anjos faz parte da Comissão Científica responsável pela organização do evento. Durante toda a semana, serão apresentados 30 trabalhos, distribuídos em 10 mesas temáticas, o que deve gerar mais de 20 horas de debate, além de dois workshops.

11/03 – segunda-feira
16h | MESA 2 – JORNALISMO, VALORES E PRÁTICAS

Entre o suspense policial e o drama familiar: uma análise do enquadramen- to noticioso na cobertura do caso Marielle (Bruna Rocha / CEPAD)
Convergência e spreadable media nas narrativas (Ana Virgínia Torga / GJOL)
Valores humanos como caminho para pensar noticiabilidade: análise no jornalismo especializado de moda (Estela Marques / NJOR)

13/03 – quarta-feira
8h – 12h | Workshop Exploração e Gerenciamento de Bibliografia – Alexandro Mota (GJOL)

14/03 – quinta-feira
14h | MESA 7 –  A DIMENSÃO DO SENSÍVEL NO AUDIOVISUAL
Cineasta na fronteira: Andrea Tonacci e o cinema brasileiro em deslocamento a oeste (Marcela Borela / LAF)
Jornalismo imersivo em realidade virtual: a sensação de presença (Luciellen Souza Lima / GJOL)
Biografando o Inimigo: Controvérsias, querelas e congruências em torno dos filmes da Trilogia do Terror do diretor Barbet Schroeder (Vilma Martins / LAF)

15/03 – sexta-feira
14h | MESA 9 – DESAFIOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS EM TEMPOS DE FAKE NEWS
Alguns desafios da pesquisa sobre fake news (Frederico Oliveira / LAB404)
Sobre mentira, política e eleições: Proposta metodológica para um estudo sistêmico da circulação de fake news em mídias sociais. (Tatiana Dourado / CID)
Fake news, Fake photos: checagens de imagens e fotografias feitas por agências de fact-checking (Eduardo Leite / GJOL)

Confira a programação completa:

 

A participação no COMDIS é gratuita. Mais informações: www.facebook.com/comdis.