Há mais de 20 anos, o GJOL (Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-Line) foi criado pelos professores Elias Machado e Marcos Palacios, na Universidade Federal da Bahia (UFBA). O Jornalismo na Internet dava seus primeiros passos.

O Grupo cresceu rapidamente, foi registrado no CNPq e passou a fazer parte do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Faculdade de Comunicação da UFBA. Com o passar dos anos, internacionalizou-se através da participação em diversos convênios multinacionais de cooperação, e vem acompanhando as sucessivas etapas de desenvolvimento do jornalismo na Internet, produzindo textos que – sem qualquer favor – podem ser considerados seminais nessa área de estudos no Brasil.

Funcionando como um dinâmico espaço de formação de novos pesquisadores, que hoje se espalham por diversas universidades brasileiras, o GJOL não é mais apenas um Grupo de Pesquisa, mas uma Rede Integrada de Pesquisadores, em contínua comunicação e colaboração (https://gjol.net).

Completados mais de 20 anos de percurso, decidimos reunir em três Coletâneas parte da produção do Grupo, que se encontra dispersa por Teses, Dissertações, Trabalhos de Conclusão de Curso, Relatórios de Pesquisa, artigos em periódicos, capítulos de livros, comunicações em congressos.

Este volume, que ora apresentamos, é a primeira dessas Coletâneas, reunindo o que decidimos chamar de Textos Fundadores (abrangendo o período de 1996 a 2006) e Textos Metodológicos, que se caracterizam por demarcar as diversas aproximações do Grupo no campo da Metodologia para a pesquisa em Jornalismo Digital. Editorialmente, optamos por deixar os textos tal como foram produzidos, sem atualizações ou revisões de fundo, exceto quanto às inevitáveis gralhas detectadas nas publicações originais. Isso inclui os links, que foram deixados como nos originais, sendo, portanto, inevitável que muitos deles hoje apareçam como ‘quebrados’.

Uma coletânea deste tipo exige uma seleção que é sempre parcial e questionável, quanto ao que se inclui e o que se deixa de fora. Acreditamos, no entanto, que o mosaico criado recupera com bastante fidelidade os anos iniciais do GJOL e indica pistas para a sempre continuada e nunca finalizada tarefa de aperfeiçoar os instrumentos metodológicos para o estudo do Jornalismo em Redes Digitais.

Esperamos que a coletânea sirva não somente como parte de um registro histórico da contribuição do Grupo para o estudo dessa área da Comunicação Social, mas também para instigar reflexões futuras, novas ideias e novos desdobramentos.

Salvador, 15 de outubro de 2018.

Os Organizadores

Suzana Barbosa Elias Machado Marcos Palacios

Para o acesso livre e download em : https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27613