Pesquisa Brasileira de Mídia mostra hábitos de consumo no país

Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República divulga os resultados da Pesquisa Brasileira de Mídia 2015 que mostra como os brasileiros consomem informação.

A pesquisa aponta que a televisão segue como meio de comunicação predominante, o rádio se mantém em segundo lugar e brasileiro já gasta cinco horas do seu dia conectado à internet.  Os jornais seguem sendo os veículos de informação mais confiáveis.

Alguns dados da pesquisa:

* 95% dos entrevistados afirmaram ver TV, sendo que 73% têm o hábito de assistir diariamente. Em média, os brasileiros passam 4h31 por dia expostos ao televisor.

* O rádio continua o segundo meio de comunicação mais utilizado.

* Jornal é a fonte de informação mais confiável, sendo que 79% dos leitores afirmam fazê-lo mais na versão impressa e 10% em versões digitais.

* Praticamente a metade dos brasileiros, 48%, usa internet.

* O uso de telefones celulares para acessar a internet já compete com o uso por meio de computadores ou notebooks, 66% e 71%, respectivamente. O uso de redes sociais influenciou esse resultado.

* 92% dos entrevistados usam sites de redes sociais, sendo os mais utilizadas o Facebook (83%), o Whatsapp (58%) e o Youtube (17%), Instagram (12%) e Google+ (8%). O Twitter, foi mencionado por apenas 5% dos entrevistados.

Encomendada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM) para compreender como o brasileiro se informa, a PBM 2015 foi realizada pelo IBOPE com mais de 18 mil entrevistas.

O relatório completo está disponível aqui.