Curso de Técnicas de Jornalismo de Dados tem inscrições abertas

Saber lidar com dados tornou-se uma habilidade essencial para jornalistas na era digital, onde a disponibilidade de informação e a demanda por precisão e transparência são crescentes. Apresentar as principais técnicas e ferramentas utilizadas no jornalismo de dados é o foco do mais novo curso online massivo e aberto (MOOC, por suas iniciais em inglês) da Associação Nacional de Jornais (ANJ) e do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, com o apoio do Google. O curso “Técnicas Básicas do Jornalismo de Dados” será oferecido em português, dos dias 3 de agosto a 6 de setembro.

Seguindo a metodologia do data pipeline, os alunos vão examinar as técnicas presentes em cada etapa do fluxo de trabalho com dados – busca, raspagem, limpeza, análise e visualização –  e aplicadas em projetos publicados por grandes redações do mundo. Ao final do curso, os participantes terão as habilidades necessárias para trabalhar com bases de dados, extrair delas análises e produzir tabelas, gráficos, mapas e diagramas usando uma variedade de softwares, ferramentas web e scripts básicos de programação.

Além de conhecerem as principais técnicas do jornalismo de dados, participantes residentes no Brasil poderão concorrer a um programa especial em São Paulo: uma visita à sede do Google Brasil, onde participarão em um seminário presencial sobre jornalismo de dados. Serão oferecidas pelo menos seis bolsas a jornalistas, professores e estudantes de jornalismo. Graças ao apoio do Google, a ANJ e o Knight Center vão oferecer passagem, hotel e ajuda de custo aos bolsistas que venham de fora de São Paulo. Os bolsistas serão escolhidos dentre os alunos do MOOC que concluírem o curso e fizerem o melhor projeto de jornalismo guiado por dados.

Para conhecer o programa do curso e fazer a inscrição, clique aqui.