O livro-coletânea “Jornalismo para dispositivos móveis: produção, distribuição e consumo” foi lançado hoje (22/06/15) e está disponível para download gratuito no site da editora Livros LabCom, projeto da Universidade da Beira Interior (UBI/Portugal). Organizado por João Canavilhas e Ivan Satuf, a publicação está dividida em quatro capítulos: (I) Linguagens e narrativas no jornalismo móvel; (II) Estudos de caso; (III) Jornalismo local e televisão em ambiente móvel; e (IV) Inovação e investigação.

Na introdução do livro encontra-se o artigo “Jornalismo móvel e inovações induzidas por affordances em narrativas para aplicativos em tablets e smartphones”, assinado pelos coordenadores do GJOL Marcos Palacios e Suzana Barbosa, e pelos investigadores Fernando Firmino da Silva e Rodrigo da Cunha.  Esse texto dá continuidade às pesquisas desenvolvidas no âmbito do Projeto Laboratório de Jornalismo Convergente e resgata as ideias apresentadas por Palacios na abertura do Congresso Internacional Jornalismo e Dispositivos Móveis (JDM’14), realizado em dezembro de 2014 na UBI.

Outros membros do GJOL fazem parte da coletânea. Vitor Torres assina o artigo “O curador de informação jornalística em dispositivos móveis: análise de agregadores e do aplicativo NYT Now”. Gerson Luiz Martins, em co-autoria com Elton Tamiozzo de Oliveira, apresentam o trabalho “A informação jornalística na ponta dos dedos: o ciberjornalismo e a leitura touchscreen”. A professor Luciana Mielniczuk, em co-autoria com Alciane Baccin, Maíra Sousa e Callenciane Leão, discutem “A reportagem hipermídia em revistas digitais móveis”.

No total são 22 trabalhos, de pesquisadores brasileiros, portugueses e espanhóis que também apresentaram suas pesquisas no Congresso JDM’14 e agora traduzem em texto o que há de mais atual nas investigações sobre jornalismo e mobilidade.

Acesse o site da editora Livros Labcom e faça o download.